Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2008

As eleições e suas sujeiras

Acredito que isto não seja notável apenas na minha cidade, mas sim em todos os cantos do Brasil. As eleições são importantes sim para a nossa sociedade, e por mais que certas coisas custem a mudar é o direito e dever da população ter o ato do voto.
* * *
Apesar deste suposto ponto positivo das eleições, percebo muitos pontos críticos e irritantes nas pré-eleições. Constato no mínimo quatro tipos diferentes de poluições causadas por esse período:
1º: A poluição sonora. Você certamente já notou que a cada 5 minutos passa um carro de som ensurdecedor com o 'hit de sucesso' de tal candidato em sua rua. Alguns instantes mais tarde, quando aquela música já entrou na mente - e permanece lá por um considerável período de tempo (e esta é a intenção dos candidatos, nos enlouquecer) -, passa outro carro sonoro de outro candidato com seu hit. O processo de loucura é o mesmo e é frequente durante todo o dia. Não tem hora, pode ser às 8 da manhã, ao meio dia, no final da tarde, enfim, não tem escapatória.
2º: A poluição mental. Essa é em parte uma consequência da primeira. Acredito que a maioria permanece com a música do candidato ciclano na cabeça durante boa parte do seu dia. Considero isso como uma poluição mental, pois ninguém merece ficar com uma música desse tipo na cabeça.
Faz parte desse tópico a poluição de mentiras que nos são ditas. Me desculpem, mas eu não consigo acreditar nos discursos políticos dos candidatos. Todos dizem basicamente a mesma coisa, e na realidade nos últimos tempos estão fazendo a mesma coisa: falam e falam - apenas isso.
3º A poluição visual. Depois de um dia cansativo ou outro qualquer, você resolve dar uma caminhada pela cidade. Do seu lado direito você avista vários banners do candidato fulano. Do seu lado esquerdo você vê outro banner com a foto cheia de photoshop de outro candidato, e assim por diante. Em época de eleição quase todas as casas têm um cartaz pendurado, ou uma bandeira de partido tremulando na sacada. Relaxante não?
4º: A poluição ambiental. Consequência do tópico terceiro. Você já percebeu a quantidade de papel gasto em uma campanha política? Em cada esquina existem pessoas entregando as ditas 'colinhas'. Lógico que nenhuma é de papel reciclado, todas são coloridas e impressas em papéis brilhantes. Você anda mais um pouco e lá vem outras pessoas te entregarem as 'colinhas', mas agora é de outro candidato. Experimente dizer que não quer levar o papelzinho para casa. Sem contar que muitas pessoas pegam esses papéis, dão alguns passos e jogam o material no meio da calçada. Observem uma vez o que são as ruas em volta do prédio onde você irá votar no dia da eleição, é um mar de papel.
* * *
Devem existir outros tipos de poluição que as eleições provocam, mas somente essas me vieram com clareza. Lógico que precisamos ter campanhas eleitorais, mas um pouco de bom senso e respeito às pessoas e ao meio ambiente não seria um absurdo. Tantos políticos falam em mudanças... Mas será que esses ditos inovadores possuem esse poder? E se possuem, porque raios fazem o que todos os candidatos sempre fazem nas campanhas eleitorais?
Não irão conquistar o meu voto entregando papéis em cada esquina. Não irão conquistar o meu voto possuindo um carro com auto-falantes mais potentes que o adversário. Afinal, se é pra fazer barulho e bagunça, deixa que eu mesma os faço.

6 comentários:

  1. Olha só Rafaela, nós ja temos que aguentar a poluição da rede globo que a cada semana desmascara um esquema pior que outro envolvendo os mesmo políticos que fazem pose para sair nos panfletos e outdors espalhados pela cidade.
    Só por Deis viu.

    ResponderExcluir
  2. Poxa rafaela!

    muito bom seu texto
    realmente iss é uma realidade nas cidades!

    mais espeito aos eleitores né?!
    volto aqui!

    ResponderExcluir
  3. JURO que to preparando um post exatametne sobre isso para essa reta final de campanha!

    Falou e disse!vkxonsi

    ResponderExcluir
  4. Não sei se recebeu meu email de agradecimento pelo seu comentário no meu humilde blogzinho por isso eu vim mais uma vez agradecer valeu mesmo guria. e ia esquecendo ótimo texto pra variar parabéns

    ResponderExcluir
  5. Que bom que lentamente leis estão nos poupando disso. Já foi bem pior...

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tudo bem?
    Estou dando uma olhadinha nos blogs pelo orkut.
    Adorei a crítica. Seria ainda melhor se o povo já tivesse aprendido a votar de forma mais consciênte. Talvez fossemos polpados deste carnaval para chamar a atenção dos eleitores.
    Bom final de semana!
    Crica

    ResponderExcluir

Solte o verbo!