Páginas

sábado, 2 de agosto de 2008

Um exemplo de vida


Em cada idade da vida os filhos, geralmente, encaram a figura paterna de maneiras diferentes. De herói e melhor pai do mundo passam a o considerar chato e ultrapassado. São fases que passam com o amadurecer dos filhos. O que não muda é o amor pelo pai.

Por muito tempo o pai ideal era aquele chefe de família, personagem de combate do Lar. Dificilmente ele se envolvia afetivamente com a família, e isso ainda se vê hoje em dia. Muitos ainda não conseguiram se desprender desta imagem e sofrem por não conseguirem demonstrar o quão grande é seu amor pelos filhos. Mas, cada vez mais os vemos entregues a sensibilidade, à benção e a responsabilidade de se ter um filho.

Todos nós somos filhos e um dia teremos, se já não temos, também a nossa família. Criticamos algumas atitudes dos pais achando que eles estão errados, mas quase sempre quando estivermos na mesma situação, faremos as mesmas escolhas e determinações. Valores NUNCA ficam ultrapassados e o pai não somente sabe o que fala, ele mostra através de exemplos da vida a importância de se ter valores. E mesmo assim custamos a o escutar.

Quase sempre o pai é a parte racional de um lar, enquanto a mãe é a parte sentimental. Os filhos consideram seu pai como um herói, aquele que por mais difícil que seja a situação sabe como a solucionar, ou se não sabe, deixa no ar a tranqüilidade de que tudo dará certo.

Pai é aquele anjo amigo que deixa as asas de lado e nos mostra como homem de bem o quanto ele nos quer ver feliz. Faz mil e um esforços para se deixar ver no rosto do filho um sorriso verdadeiro. Anjo que anima o filho quando este não sabe mais o que fazer, que caminho seguir, ou quando simplesmente está triste.

Muitos não possuem mais o pai do lado, ou de repente, nunca o tiveram. Às vezes as pessoas decepcionam, mas os erros cometidos nunca são para machucar os filhos, mas sim para protegê-los. Não somos filhos perfeitos, e justamente por isso temos que entender que nosso pai, nossa mãe e toda a nossa a família também não será. O que temos que fazer é aproveitar enquanto os temos do lado, dar valor, e tentar sempre entender e aprender com eles.

Infelizmente precisamos de datas para nos lembrarmos dos nossos queridos. Muitos filhos só lembram do pai, só o visitam, no dia dos pais. Ainda precisamos de datas marcadas para agradecer pela existência dele. Por mais que as dificuldades e os problemas tenham machucado, o pai sempre será aquele que nos ensinou e que sempre estará do nosso lado.

Agradeço sempre pelo pai maravilhoso que eu tive a graça de ter e que eu sempre possa lembrar dessas palavras e aceitar as coisas, entendendo que ele sempre pensa no meu bem. Feliz dia dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo!