Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2008

F3 Colorado

Nos anos 60 e 70 Elias Ricardo Figueroa Brander, mostrou a todos o que um verdadeiro zagueiro deve representar para um time, deixando claro que a área era a sua casa e que lá só entrava quem ele quisesse. Figueroa foi considerado em 1975 o melhor jogador do campeonato Brasileiro, ano em que marcou o gol da vitória por 1x0 sobre o Cruzeiro na final, o primeiro título nacional do colorado.
Junto com Figueroa tivemos Paulo Roberto Falcão que, quando pequeno, ajudou o pai a carregar os tijolos para a construção do Beira-Rio. Depois de alguns anos brilhou nas categorias de base, foi convocado para a Seleção Olímpica e jogou como titular na posição de volante no Internacional dos anos 70. Época em que o Inter dominou o campeonato Brasileiro sendo campeão não somente em 75, mas em 76 e 79 (de forma invicta); sem contar o octacampeonato gaúcho, feito que somente o Internacional conquistou nos pampas colorados.
Fernando Lúcio da Costa, o craque da atualidade, se consagra em capitão dentro e fora do campo. Sem duvida nenhuma um jogador diferenciado e predestinado. Fernando entrou no seu primeiro jogo com a camisa colorada em um greNAL, fazendo o seu primeiro gol no clássico, o gol 1000. O capitão colorado que conquistou a América, o Mundo e todos os torcedores é um exemplo de futebol, inteligência e amor, sendo endeusado como o FernanDeus. As passadas de bola, os berros dentro de campo, as comemorações, as declarações e as palavras Firmes passadas aos companheiros nos vestiários mostra um Gigante colorado, eterno Capitão América.
Quem não viu Figueroa e Falcão vê e escuta o Fernandão, que lembra com sua firmeza o primeiro e com sua força o segundo. São jogadores comuns pela diferença que fizeram com a camisa colorada, mas não por isto iguais. Cada um desses jogadores representou momentos e glórias diferentes, conquistando e encantando gerações diferentes. Diversas vezes vi discussões coloradas sobre quem era o maior ídolo, mas isto é uma opção pessoal. Nenhum craque tomará o lugar de outro, todos são grandes jogadores.
O Internacional tem uma galeria de jogadores craques, mas estes três jogadores sempre me encantaram pelo o que vi, li e escutei. O F3 eterno que começou construindo um patrimônio do Clube junto com a construção de uma grande história.
A nossa história.


3 comentários:

  1. oi rafa, eu tenho um blog agora. aiuehaiuheiuhiuhaiueh :P

    ResponderExcluir
  2. ah, eu não vou ler sobre o inter :P heheheh!

    ResponderExcluir
  3. RAFAAAA RAFAAAA RAÇA COLORADAAAAA

    uhahauahaahahaauhah

    BJao linda

    ResponderExcluir

Solte o verbo!