Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2008

FOTOGRAFIA – COMUNICAÇÃO ILUMINADA

Fotografar é escrever com a luz.

A fotografia abriu uma das janelas para o mundo. Foi através delas que vimos pela primeira vez lugares e acontecimentos de outras partes do nosso planeta.

Com a leitura do livro “Linguagem fotográfica e informação” de Milton Guran, algumas informações chamaram à atenção. Começamos com o ponto muito frisado de que o fotojornalista precisa ter um estudo e uma noção de ética desenvolvidos, pois a foto é informação de grande persuasão. Uma imagem pode distorcer inteiramente um fato, por isso que se deve ter noção do quão importante a fotografia é para a comunicação.

Guran fala em seu livro que as cores das fotos por si só já são informações preciosas. Para ele:

Fotos coloridas são uma simples imitação da realidade.

Fotos preto e branco levam ao leitor um ar de reflexão, interpretação, drama.

Fotos preto e branco acabam passando um ar mais sério, mas na minha visão podem deixar de lado certos detalhes que são essenciais em uma foto. Nossa realidade é colorida, não tem porque as fotos, que transmitem a realidade, serem diferentes.

Dizer que o mercado que é o culpado por as fotos serem cada vez mais coloridas não foi – na minha opinião - um bom argumento, pois nem tudo o mercado define, o fato de escolher a cor da foto pode ser de gosto pessoal.

Outro argumento foi o de que a foto colorida com o tempo desbota e se perde, e a foto em preto e branco não. Isso ainda é fato, fotos coloridas acabam tendo ‘uma vida’ menor, mas acredito que com as novas tecnologias esse problema se extinguirá.

Fotografar hoje em dia vem se tornando um aprendizado natural e essencial, mas para ser um fotógrafo profissional não se pode somente saber apertar no disparador, mas sim cuidar de detalhes que só melhoram a qualidade da foto. É necessário se perguntar o que fazer e como fazer na hora de fotografar.

*Além disso ter um bom equipamento e saber utilizá-lo faz a diferença. Abaixo alguns cuidados e informações importantes:

Para obter uma boa fotografia é preciso fotografar somente o necessário, sem deixar a foto poluída de coisas que não fazem parte do conjunto.

* Utilizar a lente certa é essencial. Em resumo:

- A lente normal de 50 mm é semelhante a nossa visão, o que vemos com os nossos olhos será o que ela irá capturar;

- A lente Grande Angular, como o nome já diz, aumenta o campo à ser fotografado sem ser necessário o recuo do fotógrafo;

- A Teleobjetiva captura coisas mais distantes.

*Fotografar é escrever com a luz, portanto é muito importante ter a iluminação adequada para fotografar. Se a luz ambiente não é a ideal pode-se utilizar o recurso do Flash ou uma iluminação artificial.

*O foco é outro cuidado – e uma grande ferramenta - para o fotógrafo. Variando a abertura do obturador a profundidade da foto se altera, conseguindo então focar planos diferentes. O foco ajuda na seleção do que realmente importa na fotografia.

*Todo fotógrafo, seja profissional ou amador, precisa cuidar do enquadramento pois este cuidado influencia diretamente a beleza de uma fotografia.

*A habilidade em manejar a velocidade e a abertura da câmera é o básico para ser um bom fotógrafo. Estas duas propriedades quando combinadas abrem um leque de possibilidades para fotografar uma mesma coisa de modo diferente – imagem congelada, borrada,escura, clara, etc-.

Qualquer pessoa pode saber todos os detalhes para realizar uma boa foto, mas o que diferencia um fotógrafo do outro é a doação e a identificação com o trabalho. É necessário colocar o coração na foto, que por si só já tem muito de sentimento. O fotógrafo quando tem essa ligação sabe o momento exato do ‘click’ tornando a foto perfeita.

Alguns fotógrafos possuem a mania de tirar várias fotos de uma mesma situação, e é ele quem deve escolher a melhor para a publicação. Somente o fotógrafo pode editar a imagem, na revelação, alterando algum erro. Alterar uma foto sem o “OK” do fotógrafo é crime (Lei 5988).

Uma foto pode ser muito bem realizada, tendo um resultado ótimo, mas isso não quer dizer que o trabalho acabou. A diagramação e a legenda também alteram o resultado da imagem a ser publicada. Estes fatores fazem parte de um conjunto e todos devem estar em grande qualidade para se ter um bom resultado.

A legenda deve informar o que não está explícito na fotografia. Ela deve envolver e chamar a atenção, pois é ela que, junto com a foto, chamam o leitor para a matéria.

Boas matérias podem ser ignoradas por terem uma foto ruim ou uma diagramação/legenda banal. O inverso também é verdadeiro, muitas matérias ruins salvaram-se por ter uma foto magnífica em seu conjunto.

Um grande problema da atualidade é a edição eletrônica feita nos computadores. Essa ferramenta deve ser utilizada apenas para correção de algum erro visual, não para manipular a verdadeira informação.

Um exemplo atual, foi a alteração na foto de um manifesto do MST onde os dizeres “Fora Serra!” pichados em uma placa de trânsito foram retirados pela edição da revista “Isto é”(Foto da esquerda).



Em outro veículo de comunicação a foto publicada foi a original (direita), deixando claro como certos meios protegem autoridades, etc.

A fotografia possui três propriedades na imprensa: ser ilustrativa, ser a informação principal em relação ao texto, ou ser apenas um complemento na informação. A localização da imagem na matéria deixa mais ou menos clara qual propriedade ela tem. Quase sempre se ela é a informação principal, ela se encontra no início da matéria e em um tamanho grande. Se for ilustrativa, se apresenta em uma localização mais discreta e em um tamanho menor. No caso de ser um complemento, quase sempre se encontra no final da matéria.

A parte final do livro de Milton Guran mostra na prática o que foi dito no livro, mostrando vários exemplos de fotografias, legendas, diagramação, etc. Esta parte mostra o quanto realmente detalhes que podem parecer pequenos ao fotografar mudam o resultado final.

2 comentários:

  1. Bem interessante esta pequena aula sobre fotografia. Fiquei curioso quanto à esse livro. E não sabia aquilo da foto da Isto É. Bom saber.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Eu também sou estudante de jornalismo! Aonde você faz?

    Encontrei seu blog porque tenho que ler esse livro do Milton Guran e estava procurando algo a mais sobre ele.

    Tu achou interessante?
    Beijos
    Nicole

    ResponderExcluir

Solte o verbo!