Páginas

domingo, 23 de março de 2008

Reflexão de páscoa

O que é a páscoa?
Há quem acredite que é data para se consumir chocolate, a desculpa perfeita para abandonar a dieta e se atirar nos ovinhos. Seria hipocrisia condenar isto, já que a maioria - me incluo nessa maioria - gosta, deseja e come o chocolate. Mas seria ele o fator principal dessa celebração?
Outros vêem a páscoa como mais um feriado criado pelo comércio para induzir o povo ao consumismo. Esses também acreditam que páscoa é somente chocolate e peixe.
Ainda existem pessoas que lembram da essência da páscoa. Ela não surgiu somente depois da morte de Cristo, ela já existia. Era a celebração da transformação, e unida com a história do Cristo temos uma grande potência. Jesus é um ser iluminado, sua carne pode ter padecido há muitos anos, mas a sua lembrança vive nos corações de muitos. Ele consegue unir todas as religiões - até mesmo os ateus -, pois não apresentou dogmas e sim viveu o amor - e todos acreditam no amor como sentimento maior. Em nenhum momento - acredito nisso - ele oprimiu ou usou a força para se impor, foi e ainda é respeitado por isto. O que ele quis nos passar com as suas atitudes, palavras e até com a sua perante tão absurda e injusta morte? Isso não é uma aula de religião, mas custa deixar de pensar em como ganhar dinheiro, ou em como passar a perna no trabalho de aula e pensar no que ele fez?
Acredito numa verdade de páscoa um pouco mais triste que a maioria: A páscoa é necessária, pois é uma das únicas datas que faz os membros de uma família se reunir, um dos únicos momentos - o natal é outro - em que pessoas com o mesmo sangue se olham nos olhos e se abraçam (e infelizmente existem pessoas que nem por isso se unem).É uma questão pessoal, mas a páscoa comove muito mais as pessoas por remeter o sofrimento, o perdão e a transformação. Como não se comover ao lembrar das histórias de Maria ou de Jesus? Como não se sentir pequeno vendo que uma pessoa, que só fez o bem, teve um fim da carne tão ignorante? É fácil colocar a culpa naqueles que cometeram esse ato, mas se formos falar de crueldade temos que nos reportar para os dias de hoje. Quantas pessoas nós com os nossos
julgamentos?
A humanidade é deprimente. As famílias se unem nessas datas como se fossem as melhores famílias do mundo, mas ao vê-las durante os outros dias do ano a realidade é a separação e a tristeza. Páscoa não é chocolate, peixe ou coelho. É a tal transformação. Não é o mundo que se transforma nesse dia, é você caro leitor, que poucas vezes pensa no amor,que poucas vezes olha nos olhos dos teus familiares. A transformação é tua, que relaciona diretamente a páscoa ao chocolate. Quantos vão precisar se ajoelhar e deixar que os maus lhe tirem a vida e a palavra para que nós tenhamos a certeza da necessidade da transformação, da mudança de conceitos, da valorização das coisas boas, da família, do perdão, do amor?
Somos piores que crianças - me refiro apenas à esse aspecto - que precisam do suborno - do cacau -, para nos lembrarmos de quem amou a todos, sem interesses e distinções.
Cresça! Dê valor aos que te fazem bem, dê atenção àqueles que te conhecem e que mesmo vendo os teus inúmeros defeitos te amam. Vai e mostra aos teus que tu os ama também, seja por atitudes, pensamentos ou gestos. A pessoa amada pode não estar do teu lado, mas tu podes estar ao lado dela com o pensamento, não só na páscoa, mas em todos os instantes... É só querer.

Um comentário:

Solte o verbo!