Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O mal do século


Tenho minha opinião formada sobre o que realmente está atrasando a evolução do ser humano: o egoísmo.
Se formos parar para pensar, o egoísmo atrapalha em demasia as nossas vidas. Reflita: Porque existe corrupção? Porque existem tantos abortos? Porque existem orfanatos? Asílos? Pessoas abandonadas? Pessoas com fome, sem roupa?
Agora eu pergunto: Porque somos tão cruéis? Porque acumulamos roupas e jogamos alimentos fora, se essas sobras fazem a alegria de uma pessoa que tem seus sentimentos e suas necessidades, mas que não têm oportunidades?
Você pode estar pensando "Mas eu não tenho nada para doar", mas uns minutinhos para conversar você tem? Quem pára de fazer suas tarefas, deixa de ver uma novela ou um programa de futebol para visitar crianças em um lar de necessitados? Poucos.
O Natal vem chegando e junto dele o Papai Noel que todo o ano trás junto com seus presentes um saco com sentimentos puros. No Natal a maior parte da população fica bondosa, resolve doar tudo o que pode. Está faltando aqueles que se dedicam aos que pouco tem, que deixam de ser gananciosos para ver e fazer a igualdade na sociedade. Todos nós vemos a desigualdade, ficamos chocados, e colocamos a culpa no governo; Mas reclamar e apontar culpados muda alguma coisa? Não, não muda.
Faço trabalho social desde os meus 10 anos, e não sinto que isso seja um fato honrável e sim uma obrigação, afinal tenho tempo sobrando e tenho contato com crianças carentes, é meu dever atender elas. Nestes anos aprendi que não é necessário levar sacolas de doação, só é preciso ter amor no coração.
Alguns pensam que caridade é só dar objetos, alimentos e roupas, mas poucos sabem que se faz caridade com um olhar, com um abraço ou qualquer outro gesto de carinho.
Me recordo de uma história verídica: uma mulher tocou na campainha de minha casa e minha irmã mais velha foi atender. De cara vimos que a moça iria pedir alguma coisa, mas minha irmã em vez de enxota-la - como a maioria faz - resolveu parar na cerca e conversar. E surpreendentemente a mulher começou a desabafar. Ela e minha irmã ficaram quase uma hora conversando e, quando minha irmã perguntou o que afinal ela queria, a moça respondeu que não queria mais nada, ela só queria atenção, só queria ter a certeza de que ainda existem seres humanos com sentimentos que se importam com os outros.
Você tem tempo para isso? Você tem a capacidade de escutar, conversar? Doar amor?
Como eu gostaria de ver um mundo cheio de pessoas altruístas. Espero que antes de morrer, eu veja um mundo menos egoísta e mais humano.
Que esse período natalino, que tanto nos comove, seja usado para que a caridade, física ou sentimental, seja feita. E tomara que um dia essa caridade se torne um hábito, não somente no final do ano, mas em todos os 365 dias.
Tenho certeza do que digo, porque vivencio isso: o maior beneficiado não é quem recebe a caridade, e sim quem a faz. Nada é mais gratificante que ver que para alguma coisa importante fomos úteis, e que fizemos o dia de alguém um dia mais feliz.

2 comentários:

  1. rafinha , fico feliz de ver que tu usou o tema que te indiquei. o natal é época em que as pessoas amolecem o coração mas me irrita muito o fato de ver pessoas que passam o ano todo maltratando um subordinado , fazendo maldadesvir te abraçar e desejar felicidade.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!
    falta muita caridade ainda...
    nós humanos ainda somos egoístas, isso tem que ser trabalhado sim.
    caridade se faz em pequenos gestos, sorrisos,palavras.
    Começa com todos nós.
    ótimo 2008 rafaa.
    beijos

    ResponderExcluir

Solte o verbo!