Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

O nosso poder

Um dia destes em meu twitter fiz o questionamento "Porque o povo não acredita na sua força? Porque estes acham que votar com seriedade não muda nada e que manifestações são inúteis?"

Esta, é uma das reflexões que mais realizo durante meus dias. Porque não acreditamos que podemos fazer a diferença? Porque aquele antigo e ingênuo sonho de mudar o mundo foi exterminado de nossa mente e de nossos objetivos?

Estamos em ano eleitoral e me apavora ver jovens e adultos simplesmente desacreditados de que possa ocorrer mudanças. Não há crenças de que um voto sério possa mudar um cenário político de corrupção e falcatruas. O fato é que as mudanças não se darão da noite para o dia. É necessário existir convicção e acima de tudo é preciso perseverança.

Mas e porque nas simples coisas não acreditamos em nosso poder? Neste mês, o Brasil está vivenciando uma realidade que até então eu não havia vivenciado. A partir da plataforma social twitter, brasileiros começaram a expôr com veemência suas opiniões, principalmente contra a Rede Globo de Televisão. Foi então criado o dia sem Rede Globo, realizado ontem (25). O que para muitos foi um fracasso, pois a Globo teve uma grande audiência durante o jogo, para mim foi uma grande vitória. A Band, por exemplo, teve 2,7 pontos em audiência a mais do que nas outras transmissões de jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Uma mudança foi iniciada. E eu espero, sinceramente, que situações como esta podem se repetir com mais frequência. Como por exemplo a mobilização, também via twitter, para arrecadações aos desabrigados pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas.

As redes sociais estão se tornando ferramentas de cidadania. E eu tenho orgulho de dizer que estou vivenciando isto.

2 comentários:

  1. Achei bem show seu questionamento, mas acho que o que tomou conta da realidade é que não existem alternativas, fica a impressão que quem ganhar, subir ao poder, roubará como os outros. Acho que o povo está desesperançoso e isso realmente é triste e muito preocupante! Na verdade estamos a espera de uma alternativa real.... Mas lembro de uma frase:
    "Se o voto muda-se alguma coisa, seria ilegal"
    Abraço e não desista de fazer a sua parte!
    Beto

    ResponderExcluir
  2. Em tempo,as camadas mais abastadas com acesso a meios de informação,podem se atualizar e movimentar por causas sociais,se bem que om aceso esta bem uniformizado,mas mesmo assim,o sentimento de coletividade no Brasil ainda é muito pequeno,fomos educados a olhar apenas para nossas necesidades básicas,espero que com a massificação de meios de comunicação como twitter
    Possam ser o inicio de uma mudança de habitos em nossa população e que afete o nosso pode...
    Flávio-Campinas SP

    ResponderExcluir

Solte o verbo!