Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Gangorra 2008

Quem acompanha o meu blog, pelo menos desde o mês de janeiro, poderá se lembrar de um texto nomeado "Projeto gangorra 2008". Neste texto havia uma reflexão de que é freqüente no futebol do Rio Grande do Sul um time gaúcho ir muito bem e o outro nem tanto nas competições futebolísticas.
Na conclusão coloquei que tudo estava se desenhando para mais um ano que comprovaria essa minha teoria, porém nem tudo transcorreu na maneira que pensava.
Vamos aos fatos.
Início do ano, Copa Dubai. Para muitos este torneio não tem nenhum valor, e realmente acredito que não teria se os times que competiram não fossem de alto nível. Pois foi, e adivinhem, o Gigante Colorado conquistou com méritos esta competição.
Começou então o Gauchão. A final esperada era colorida de vermelho e azul, porém, o Grêmio tropeçou no decorrer do caminho e não esteve presente na final, que contou com o Internacional e o Juventude. Juventude que se mostrou uma grande pedra no sapato dos colorados. Apesar do Inter ter perdido a primeira partida da final, levou para casa a responsabilidade do título e aniquilou os verdinhos fazendo 8 gols, inclusive sendo um deles do eterno Clemer. A toca estava rasgada, pisoteada. Se um dia ela realmente existiu, hoje não existe mais.
Terminado o Gauchão iniciou o Brasileirão, e ao contrário de outros anos, o Internacional conseguiu começar vencendo, ditando o seu ritmo.
Na Copa do Brasil o Inter também esteve presente, tendo sido considerado o favorito ao título. Fez um jogo histórico no Beira-Rio ao vencer o Paraná por 5x1. Porém, nenhum colorado esperava que mesmo possuindo vantagem de um gol, o Inter fosse se render na Ilha do Retiro, perdendo para o Sport, que findou-se campeão da Copa do Brasil.
O Clube do Povo balançou, passando a decair de ritmo e resultado no Brasileirão. O Inter parecia ter perdido suas forças lá na Ilha do Retiro. O Inter então contratou, começou a remendar o erro cometido novamente - desmanche do time durante o ano -.
Mesmo o Inter vencendo o São Paulo por 2x0 e goleando o Palmeiras e o rival Grêmio, as chances para a Libertadores eram poucas. O lance era focar na Sul-Americana. E foi exatamente isso que foi feito. Com o passar dos jogos, quando matematicamente era quase impossível a vaga para a Libertadores, o time montado para o Brasileirão era misto, chegando até a ser reserva.
O Inter estava com todo o gás para a Sul-Americana, o único campeonato que nenhum time brasileiro conseguira sequer chegar na final. Logo na primeira rodada o Internacional eliminou o rival Grêmio da competição. O Inter com o tempo se mostrava mais forte e confiante. Era quase impossível tirar esse título do Internacional. Após uma final nervosa o Beira-Rio explodiu com o gol de Nilmar já na prorrogação.
Internacional, campeão de tudo. O único time brasileiro a ter todos os títulos.
Minha projeção teria sido correta se o rival Grêmio não tivesse surpreendido e ficado na primeira colocação do campeonato nacional por várias rodadas. Campeão do 1º turno, o Grêmio acabou decaindo. Perdeu chances inúmeras de aumentar sua diferença de pontos para os outros times. Chegou a ter uma vantagem de 11 pontos do São Paulo. Alguns choram por injustiça. A meu ver pode até ter ocorrido um erro ou outro, mas erros que favoreceram o Grêmio (gol impedido contra o São Paulo, por exemplo), e erros que favoreceram o São Paulo (gol impedido contra o Goiás na rodada final). Pelo fato do São Paulo ter sido desacreditado durante o ano e mesmo assim ter superado as dificuldades batendo a diferença de 11 pontos do então líder, acredito justo o título de Campeão Brasileiro 2008 ao time paulista.
Realmente um grande ano para o futebol gaúcho, onde os dois times estiveram, dentro de suas limitações e grandezas, onde mereceram estar. Parabéns Grêmio pela vaga na libertadores e o quase título, e parabéns Internacional pela conquista inédita da Sul-Americana, pelo Gauchão e pela Copa Dubai. Tudo em seu devido lugar, graças.

3 comentários:

  1. Legal!

    Bonito encontrar um blog de sapiranga. Eu sou de NH.

    Agora estou sem tempo, mas volto aqui para ler um pouco mais!

    ResponderExcluir
  2. mas né
    eu ainda sou da opinião que
    há quem comemore vaga e há quem comemore título!

    heheh
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Mas bah,

    Vamo vamo meu interrr,


    Até hoje só um time é campeão de tudo!!!

    o outro aí ta comerando por ser vice,,,

    ResponderExcluir

Solte o verbo!