Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E quem nunca erra?

Erramos constantemente, por vezes sabendo do erro e por outras não. Achamos que o nosso ato não é tão errado, mas suas conseqüências tomam formas gigantes.
E quem nunca erra?
Muitas vezes são meros tropeços, caímos na tentação ou sentimento parecido. Mas isso não nos descarta a culpa e a consciência de que erramos.
O fato é que fechamos os olhos e deixamos o acerto ser deixado de foco. Lutamos, mas não conseguimos. Uma multidão de pessoas a nossa volta erram, e muito, mas nada apaga o que fizemos com o nosso livre arbítrio. Porém deveria ser levado em conta todas as vezes que estivemos frente ao erro e o ignoramos. Eu sinto falta disso. Falta de ter o reconhecimento visível dos meus acertos e das minhas mudanças. Isso é orgulho? Até pode ser, mas eu acredito que equilibrando os elogios e as críticas tudo entra em harmonia e os distúrbios e problemas não seriam tão fortes.
Percebo como são fortes as coisas negativas contra as positivas. Uma pessoa pode ter passado um ano todo se esforçando e por ter tido determinado tropeço ser julgada apenas por isso, pelo erro.
A ausência do esforço para se fazer o bem tem muito deste fator. Acaba-se acreditando que não altera em nada ser bom, o importante na vida é apenas não errar.
Justamente por isso muitos erram, para chamar atenção. É evidenciada então uma atitude extremamente burra. Princípio não tão ausente dentro de nós.
Quem planta vento colhe ventania. Porém, que isso ocorra também nos atos bons, pois é fácil dizer que Deus recompensará pela bondade, enquanto perante os erros queremos febrilmente colocar em prática a justiça dos homens.

7 comentários:

  1. Deus está olhando tudo que nós fazemos.
    Absolutamente tudo.

    ResponderExcluir
  2. O erro ensina, Rafa. E se for pra aprender, que erremos de novo, de novo e de novo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo arrepender-se. Esse texto que tenho abaixo fala do orgulho.

    http://leandroalano.zip.net/arch2008-04-20_2008-04-26.html#2008_04-25_01_11_11-129388009-0

    Com ele pude entender mais do orgulho. Coisas boas trazem dharma e coisas ruins trazem carma. Essa lei só pode ser quebrada através do arrependimento e do perdão que nos dá Jesus Cristo. E eliminar carmas e ser perdoados nos dá tanta alegria!

    ResponderExcluir
  5. Rafinha, voce tem razão! só posso dizer que problemas sempre existiram...

    ResponderExcluir
  6. Eu erro, tu erras, ele erra, nós erramos...e quem não erra?
    Em um mundo de pessoas sedentas de justiças, o que mais se vê são pessoas injustas por julgarem fatos e feitos como se jamais o erro tivesse batido a sua janela.
    É da natureza humana julgar sem querer ser julgado, mas o que o homem infelizmente se esquece, é que também nessa mesma natureza existe o Dom do perdão, da serenidade e sabedoria.
    Errar enobrece aquele que tenta se redimir do erro; mas aqueles que persistem no erro, e estes são dados os espinhos da triste e eterna justiça... seja como for, seja onde for.
    Rafaela, parabéns pelo ótimo texto (pra variar)rs
    Em busca de inspirações para escrever, costumo agora a me encontrar também dentro de um blog... "Pensamentos"
    Bjos

    Renato Emanuel

    ResponderExcluir

Solte o verbo!