Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

O que procuras?

Perfeito

adj.,
acabado;
completo;
que não tem defeito físico ou moral;
que tem tudo o que lhe pertence ter;
magistral;
primoroso;

Imperfeito

adj.,
incompleto;
não acabado;
defeituoso;

Vivemos em busca da nossa perfeição e da dos que nos cercam. Cobramos dos nossos amigos a perfeição nos atos e nas escolhas; Um namorado apaixonado vê no rosto de sua amada a perfeita companheira.
Geralmente caimos no pensamento de que finalmente encontramos a pessoa perfeita, aquela que tanto procuramos. Não quero parecer descrente do amor - falo também do amor da amizade-, mas será que ela é realmente a perfeição que queremos do nosso lado? Será que o nosso conceito de perfeição é realmente o mais correto?
Acreditamos nessa dita perfeição, pois o véu do amor e da paixão cobre os nossos olhos e inunda o nosso coração de sonhos, como nos contos de fadas.


O que para um é perfeito, para o outro pode ser o inverso. Como então pode existir uma perfeição padrão? O que afinal queremos?

A vida é imprevisível, essa é a sua beleza e é ela que vai nos mostrar o real sentido do adjetivo "perfeito". Não podemos controlar a vida, nem ao menos constatar o que vai acontecer. Você pode receber uma proposta de emprego, conhecer um novo amigo, ou até mesmo conhecer um novo amor; de um dia para o outro. Ela é uma escola e a nossa história é escrita em linhas tortas - regulares para alguns, para outros não-.
O que nos parece perfeito, com o tempo, mostra o seu real sentido, valor e significado. Vemos que o era pra nos fazer bem nos faz mal. Seria isso a perfeição?

Todas as pessoas possuem um pouco da perfeição e da imperfeição. E muito da perfeição do outro é fruto da nossa imaginação ou da criação da outra pessoa. Fingimos ser perfeitos e bons, mas sabemos que as máscaras sempre caem e que o fingimento não permanecerá forte no momento da dor e da dificuldade. Nessas horas que vemos os reais valores das pessoas. É muito fácil apoiar um amigo que não possui problemas. É muito fácil amar quem nos ama.

É preciso parar de deixar a ilusão dominar as nossas vidas e os nossos sentimentos. Ninguém é perfeito, e muitas vezes aquela pessoa que tu sempre considerou uma das principais da tua vida vai errar e vai te decepcionar, assim como tu decepcionou outros.

Como posso eu, um ser imperfeito, cobrar dos outros a perfeição? Como posso cobrar a sinceridade se a mentira faz parte do meu dia a dia?

Precisamos correr atrás do que acreditamos ser bom e honesto, tanto valores para carregar quanto pessoas para amar. É chegada a hora de criarmos o nosso padrão de perfeição e lutar para que ele um dia se torne uma realidade.

As decepções fazem parte da vida, e elas por mais imperfeitas que pareçam, são os fatores mais perfeitos que nos ensinam e que nos empurram para uma melhora e, possivelmente, para uma vida melhor. É necessário manter a cabeça erguida, dias melhores sempre virão.


A tua vida perfeita é constituida de erros e de pessoas imperfeitas. Quem acredita em uma perfeição total hora ou outra caí na real.
Este conceito é você mesmo quem faz. E então, o que procuras?

Um comentário:

Solte o verbo!