Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Floresta Amazônica pede socorro

Responsável pelo equilíbrio ambiental do mundo, a maioria floresta do mundo teve o seu dia celebrado em cinco de setembro. O Dia da Amazônia celebrou a grande biodiversidade presente na Floresta Amazônica, que conta com um ecossistema auto-sustentável composto de espécies de animais, vegetais e minerais. Estima-se que existam mais de cinco milhões de espécies de plantas, mil espécies de aves, duas mil de peixes e duzentas e cinqüenta de mamíferos.




Mas afinal, existem motivos para comemorações? O território que representa metade do território brasileiro e dois quintos da América do Sul vem sendo desmatado impiedosamente por contrabandistas de madeiras, pela disputa territorial, pela caça e pesca entre outros fatores. Na edição Nº 211 “Amazônia. Verdades e Mitos” da Revista IHU On-line, o pesquisador Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça afirmou que “o grande vilão da floresta era a pecuária extensiva, ou seja, a conversão de florestas em pastos para gado bovino. Pode-se dizer que 80% do desmatamento da Amazônia deve-se à pecuária”. Além disto, o Brasil vive uma situação preocupante de queimadas de norte a sul. Em entrevista concedida à IHU On-line, o físico Saulo Freitas ressaltou que “as áreas mais afetadas são Mato Grosso e Pará, disparados com maior número de queimadas e, consequentemente, emissão de gases para a atmosfera”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no último mês de julho 485 km² da floresta sofreram corte raso ou degradação progressiva.

O vídeo a seguir é uma produção da Organização não-governamental Greenpeace.
http://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=player_embedded

sábado, 4 de setembro de 2010

Dias que ficarão para a história

Iniciou neste dia 01 de setembro o “Tempo da Criação”, tradicional celebração realizada todos os anos pelas Igrejas, que se estende até o dia 04 de outubro. O período é marcado pela reflexão e ação em prol da preservação do meio ambiente e promoção de formas de vida que respeitem a criação de Deus. Excepcionalmente neste ano, o “Tempo da Criação” se prolongará até o dia 10 de outubro, se unindo à campanha 10:10:10.


Você já parou para pensar o quanto pequenas atitudes do cotidiano podem influenciar na redução das emissões de CO2? É exatamente essa reflexão que a campanha 10:10:10 traz para o mundo. A data será festejada como o Dia Global de Soluções Climáticas, incentivando pessoas e organizações a planejarem ações para diminuir em 10% o seu consumo de energia e sua produção de poluição durante um ano a partir de 2010, sendo este apenas o marco inicial da campanha.
Faça parte desta história. Não ande tanto de carro, prefira a bicicleta, o transporte público ou uma boa caminhada. Troque suas lâmpadas incandescentes por modelos econômicos. Desligue as luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. Use garrafas de águas pessoais e reutilizáveis e dispense os copos descartáveis. São atitudes simples, que podem mudar o mundo.


Para ler mais: